A Organização Mundial de Turismo-OMT, braço especial da Organização das Nações Unidas-ONU, para estudos, projetos e políticas de turismo no mundo todo, do qual o Brasil é membro desde 1975, publicou boa notícia recentemente. Segundos seus números estatísticos, os países em desenvolvimento lideram o dinâmico crescimento do turismo mundial. Enquanto a média de desembarque de turistas internacionais no mundo todo cresceu em torno dos 6% em 2007, com relação ao ano de 2006, nos países de menor desenvolvimento este número chegou a 8% de incremento!
Em outra análise, relativa ao período compreendido entre os anos de 2000 a 2007, a OMT concluiu que nos países em desenvolvimento, as chegadas de turistas internacionais tiveram um incremento de 54% , média de 6% anual.Enquanto isto, no conjunto global de todos os países o aumento foi em torno de 32%, com uma média anual de 4%. Mais interessante ainda: nos 50 países menos adiantados , as chegadas de turistas internacionais aumentaram em 13 milhões, um incremento global de 110% e uma média de 11% anual !
Lições boas se extraem destes números:
- estas cifras voltam a confirmar que o turismo pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento sustentável dos países , principalmente nos chamados de emergentes , e que estes vem aplicando maiores recursos nos setores de infra-estrutura turística. Do contrário, não estariam atraindo tantos viajantes internacionais, com números crescentes a cada ano.
- os governos estão cada vez mais conscientes e interessados nas possibilidades benéficas advindas dos incrementos de negócios de turismo , tanto no plano social quanto no econômico , dado que este setor, como já se sabe, é o mais pródigo na criação direta e indireta de empregos.
A Organização Mundial de Turismo, ainda, se pronunciou favoravelmente às expectativas de crescimento do turismo mundial em 2008, bem como nos países emergentes,ainda que a taxas mais moderadas, devido à conjuntura econômica mundial que, talvez, não se apresente tão favorável como nos anos anteriores.
Todavia, no Brasil, nos primeiros meses de 2007, houve alguns decréscimos na entrada de turistas estrangeiros, em relação a igual período de 2006, mas muito provavelmente devido aos problemas ocorridos na aviação nacional ,já com significativa diminuição de assentos, desde a saída temporária da Varig, em 2006,bem como o ocorrido nos aeroportos.Mas, no segundo semestre de 2007, esta tendência foi totalmente revertida,, conforme publicação de tabela "Desembarque de Passageiros em Vôos Internacionais - Variação Mensal 2006/2007" , constante de página do site do Ministério do Turismo/ Dados e Fatos. Espera-se que a tendência seja de que o movimento dos turistas internacionais continue crescendo fortemente, em nossa direção,até porque este contingente é o que mais dias permanece no país e o que mais gasta em bens e serviços.
Fontes:
1)Ministério do Turismo - http://www.turismo.gov.br - Página acessada em 6/3/2008/
Dados e Fatos/Estatísticas e Indicadores - Quadro : "Desembarque de Passageiros em Vôos Internacionais-Variação Mensal/2006/2007.
2)World Tourism Organization (UNWTO/OMT) - http://www.unwto.org
página acessada em 6/3/2008/News: "Developing Countries and Lead Dynamic World Tourism Growth".
2 comentários:
Até que enfim alguma noticia boa neste nosso Brasil.Cumprimento a autora pelas boas fotos também.
Mário Contini-Salvador/BA
Não creio que dará resultado este esforço de melhorar a imagem de Brasilia.Mas, de certo , além do excelente curriculo é bem agradável olhar para esta economista ,por isso foi para os meus favoritos,meus parabéns.Rodrigo S/DF
Postar um comentário