
Estava no Rio de Janeiro alguns dias, e para ser “turisticamente radical”fiquei logo em Copacabana , bem em frente ao mar, ou seja : Av. Atlântica, posto seis, no miolo.Coisa mais linda ! Olhar pela janela do hotel, 25º andar é um verdadeiro colírio para os olhos. Tenho esta foto lá de cima, mostrando as curvas da “Princesinha do Mar“.
Andar no calçadão de Copacabana é um clássico turístico também , muito gostoso o programa, parece bobo, mas bobos mesmo se mostram os estrangeiros, que ficam de boca aberta, com as belezas do Rio de Janeiro. Tem que saber se cuidar, eles nem sempre sabem, os motivos são os óbvios, mas é muito bom ainda, participar daquele vai e vem , de calçada lotada, todos os tipos de gente e de idades aparecem por ali. O comércio, que era uma delícia até há alguns anos, é fraco hoje em dia e não lembra nem de longe o que já foi um dia,as melhores lojas ,inclusive as de grife estavam por ali ,mais concentradas na Av. Nossa Senhora de Copacabana, mas parece que os Shoppings deram um “jeito” nelas, ou seriam os furtos a que todos estão expostos, principalmente os turistas? Só que isto, justiça seja feita, não é só no Rio de Janeiro, é coisa do mundo todo, principalmente em metrópoles do tipo da famosa cidade carioca. Reinam mesmo , em Copacabana, os restaurantes, os bares, os botecos, especializados em ..... nada, a não ser boas cervejas e petiscos, discutíveis no gosto , mas visam os mesmos: os turistas, cheios de dólares ,ou euros, melhor ainda!
Copacabana, para quem não sabe , é um bairro bem antigo do Rio, por incrível que pareça foi criado em 1892 oficialmente , segundo alguns até antes o povoado de pescadores e de difícil acesso já existia com este nome. Todavia, a “nossa Copacabana “ não é a primeira, nem a única. Consta na maioria dos livros de História, que este nome se deve a uma cidade mais antiga ainda, localizada na península de Copacabana, ao Sul do lago Titicaca, entre os países do Peru e da Bolívia . De lá, lenda ou não , veio uma imagem da Virgem Maria, supostamente milagrosa, para o Rio de Janeiro, motivo pelo qual foi construída uma capela, no local onde hoje é o Posto Seis, e foi dedicada a Nossa Senhora de Copacabana, copiado portanto, o nome que se deu ao famoso bairro. A primeira versão da Av.Atlantica começou a ser construída por volta de 1906, e a partir de 1919 foi reformada, ganhando pista dupla e iluminação mais “moderna”. Outro marco do bairro ,o Hotel Copacabana Palace, foi inaugurado em setembro de 1923. Tem muito glamour até hoje, sem dúvida. Só se consegue passar na sua frente, e , todas as vezes virar o rosto para admira-lo. Embora eu tenha ficado pensativa: será que é por isto que muitas pessoas que moram ali, ou por lá caminham, também tem bastante idade? Seria Copacabana a nossa Miami, nos Estados Unidos? Lá , o clima é ameno o ano inteiro e a praia, ao que parece, atrai muita gente para passar a velhice. Mas, isto não importa muito,bom mesmo seria poder comprar um "cantinho" alí, para logo mais então, pois tem muito charme ainda o bairro mais famoso do Brasil , tão freqüentado e cantado por Vinicius de Moraes , Tom Jobim e tantos outros artistas de expressão nacional. Algo me diz que Copacabana vai despontar no ranking turístico outra vez, não só pelos eventos já esperados , Copa e Olimpíadas, mas porque é um ciclo que se encerra hoje por ali, me pareceu isto pelo menos , e deve começar outro, de mais prosperidades, de novidades. Não é a toa não! O Cosmos sempre protege as belezas do mundo. Para manter a alegria da humanidade, eu penso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário